Observador Digital

Visão Geral

É um poderoso sistema capaz de resolver os mais diversos tipos de problemas encontrados nos ambientes corporativos. É totalmente customizável, podendo ser facilmente personalizado para atender as reais necessidades de cada cliente.

O Observador Digital pode ser configurado para a execução das mais diversas atividades através do seu Cadastro de Tarefas. Uma tarefa pode ser executada manualmente ou de forma automática conforme o agendamento definido para a mesma. Instalado em um servidor, esse sistema possui a capacidade de trabalhar de forma autônoma, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de interação por parte do usuário. O agendamento permite a distribuição do processamento das tarefas em dias e horários distintos. Tarefas eventualmente mais pesadas podem ser programadas para execução durante a madrugada ou horários de pouca utilização do sistema de gestão, evitando sobrecargas durante a utilização do mesmo.

As tarefas definidas como automáticas são executadas por um mecanismo que compõe o núcleo do Observador Digital, chamado de Business Softbot, sendo este, um robô de software que possui inteligência orientada para a execução autônoma de tarefas relacionadas a negócios. Robôs de software são utilizados atualmente em aplicações sofisticadas, sendo um bom exemplo, os robôs do Google que realizam a tarefa de indexação das páginas da internet para o seu mecanismo de busca.

Cada tarefa executada pelo Observador Digital pode ser configurada com uma notificação personalizada, que poderá ser enviada condicionalmente a um ou mais destinatários responsáveis pela mesma. Essa notificação poderá conter o resultado da execução da tarefa, uma mensagem, um alerta, relatórios analíticos ou sintéticos, análises gerencias, gráficos, planilhas, arquivos, etc.

O Observador Digital pode enviar notificações através de e-mails com anexos, MSN, SMS ou pelo aplicativo client do próprio sistema.

Os relatórios, análises e mensagens podem ser gerados em formato HTML, texto, PDF, ODT, RTF, CSV, Excel (Pivot Table/Tabela Dinâmica), Jasper Reports/iReport, etc.

Os recursos do Observador Digital estão subdivididos em três categorias principais:

Auditoria Automatizada dos Processos da Empresa

O Observador Digital trabalha através de um modelo de gestão preventiva e pró-ativa. Seguindo a programação realizada na definição das tarefas, o sistema monitora as informações que chegam aos diversos bancos de dados utilizados pela empresa, realizando análises e inferências, notificando os responsáveis em situações que exijam intervenção humana. Qualquer item crítico para o negócio da empresa pode ser monitorado automaticamente através da simples customização das tarefas do sistema.

Inconsistências, erros causados por falha humana ou dos diversos recursos tecnológicos utilizados pela empresa, e até mesmo ações suspeitas, podem ser detectadas antecipadamente evitando eventuais prejuízos à empresa ou clientes.

Esse trabalho de auditoria contínua eleva a qualidade das informações de domínio da empresa, diminui consideravelmente os erros operacionais do dia-a-dia e melhora sensivelmente os serviços realizados e a satisfação dos clientes, garantindo um diferencial competitivo ao seu negócio.

Clique aqui para ver alguns exemplos de tarefas relacionadas a este item.

Geração e Distribuição de Relatórios e Consultas Analíticas

A geração de certos tipos de relatórios e analíses podem consumir recursos computacionais de forma excessiva, comprometendo o desempenho do sistema durante o período de trabalho. Por esse motivo, o ideal é que estes artefatos sejam gerados de forma automática em horários não críticos e encaminhados eletronicamente aos interessados.

Um bom exemplo que expressa à vantagem de utilização desse recurso seria, um gerente que deseja no primeiro dia do mês ter acesso a uma análise das vendas do mês anterior, este, ao abrir seu e-mail pela manhã, encontraria em sua caixa de entrada o relatório pronto, gerado e encaminhado pelo Observador Digital durante a madrugada. Isso dispensaria a necessidade do gerente ou algum encarregado ter que acessar o sistema, procurar no menu o item desejado, informar os parâmetros solicitados e aguardar o processamento e impressão do material.

Outra vantagem é a diminuição do volume de relatórios impressos, já que os artefatos são produzidos em formato eletrônico, podendo ainda ser armazenados historicamente para consultas futuras.

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Controle Automatizado dos Indicadores Chave de Desempenho (KPI)

Os indicadores chave de desempenho são métricas que demonstram aspectos críticos da performance organizacional. Esses valores podem indicar o bom ou mau desempenho da empresa em seus diversos departamentos.

Devido a sua importância à saúde geral da empresa, estes indicadores devem ser frequentemente acompanhados. O Observador Digital pode calcular automaticamente os indicadores comuns aos mais diversos ramos de atividades de negócios, além de poder ser programado para calcular índices específicos de interesse de uma determinada empresa. Além disso, o sistema pode ser alimentado com limites de segurança mínimos e máximos para tais indicadores, dessa forma, o software tem a capacidade de detectar valores fora da normalidade e alertar os responsáveis pelos mesmos, assegurando desta maneira a estabilidade do negócio.

Os indicadores calculados são armazenados historicamente e podem ser constantemente acompanhados de maneira visual em painéis gráficos (Dashboards), disponibilizados pelo sistema e que podem ser personalizados pelo próprio usuário. Esses painéis podem ser selecionados para serem exibidos sequencialmente, tal como a apresentação de um slide.

Veja algumas telas de painéis (Dashboards).

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Envio de SMS, MSN e E-mail

O Observador Digital pode ser utilizado para o envio automático de mensagens via SMS, MSN e e-mail com as mais diversas finalidades. Essas mensagens podem ser encaminhadas de forma personalizada para clientes ou fornecedores cadastrados em qualquer banco de dados, para isso é necessário informar a tabela e o campo que contém o endereço ou número de telefone do destinatário.
Essa funcionalidade é alcançada através da criação de tarefas com regras específicas para o envio de cada tipo de mensagem.

Veja alguns exemplos de aplicação desse recurso:

  • Envio de mensagens para clientes ou funcionários aniversariantes
  • Envio de mensagens promocionais
  • Envio de mensagens de cobrança
  • Envio de mensagens para clientes informando sobre determinada compra realizada em seu nome
  • Envio de mensagens avisando da disponibilidade de algum produto

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